• Valorização das pessoas | Caminho certo para o sucesso empresarial

    O reconhecimento e a valorização das pessoas que atuam em sua empresa são fatores decisivos para a boa gestão de seu negócio. Colaborador satisfeito é sinônimo de colaborador integrado com o trabalho e, principalmente, com a empresa onde atua.

    Uma empresa, em síntese, é a junção de pessoas, equipamentos, tecnologias e informações, que devem interagir em perfeita sintonia. No entanto, se não houver pessoas motivadas, integradas e com capacidade técnica suficiente, nada acontecerá.

    Como é no trabalho que as pessoas passam a maior parte do seu dia, é necessário proporcionar-lhes condições para que a permanência na empresa seja mais agradável e produtiva.

    Em condições favoráveis, o colaborador sente-se envolvido com a empresa, conhece seus objetivos e está consciente de que fazer o melhor em suas atividades trará bons resultados para o negócio e, conseqüentemente, manterá o seu emprego e o seu rendimento.

    Nesse contexto, os gestores devem traçar e executar planos que forneçam condições à empresa para que ela se torne um lugar onde as pessoas possam se realizar e tenham condições de se desenvolver profissional e pessoalmente.

    Motivação para crescer

    O investimento em motivação e criatividade aumenta o comprometimento dos colaboradores com as tarefas executadas e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de suas competências e habilidades profissionais.

    O resultado produz um efeito multiplicador, onde o ganho empresarial é proporcional às partes envolvidas.

    Os gestores precisam compreender que as pessoas sempre foram e continuarão sendo o fator mais importante de uma organização, principalmente se ela atuar nas áreas de prestação de serviços e varejo.

    A prática de valorização das pessoas proporciona condições de atrair e reter bons profissionais para a empresa. Quanto maior for a quantidade de pessoas qualificadas e motivadas trabalhando, maiores serão os reflexos na competitividade dos negócios.

    Assim, como o marketing procura fidelizar clientes para marcas e produtos, as empresas devem se pautar pela lógica de estabelecer políticas de gestão de pessoas que valorizem os colaboradores, de maneira que estes tenham prazer em trabalhar e sintam orgulho de fazer parte de seus quadros funcionais.

    A importância da integração

    A convivência harmoniosa entre os colaboradores é uma valiosa oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal. Portanto, é fundamental a integração de todos nos vários departamentos e áreas da empresa.

    A empresa que tem visão de futuro preocupa-se com o bem-estar de seus colaboradores e visa suas satisfações pessoais e funcionais, ficando atenta a seus anseios e sonhos (materiais, emocionais e espirituais).

    O ambiente de trabalho é um fator determinante, capaz de manter um profissional trabalhando na empresa. E quando se fala em valorização de pessoas, estamos falando em dar-lhes liberdade de pensar, falar, agir e expor suas opiniões; falamos em justiça, em um tratamento igual entre todos os colaboradores; falamos em transparência e ética na condução das ações, principalmente nos processos internos.

    Para conhecer a percepção que o colaborador tem sobre a empresa e também medir seu grau de satisfação, basta fazer-lhe uma simples pergunta: "Você recomendaria a empresa a seus amigos e parentes?"

    O conteúdo da resposta, um "sim" ou um "não" será de grande significado para a continuidade do seu negócio.

    Lucro certo

    A radiografia das melhores empresas apontam os resultados obtidos com o dinheiro investido na geração de lucros a partir de colaboradores motivados, capacitados e satisfeitos. A maioria dessas empresas adotaram programas voltados para a melhoria da qualidade de vida de seu corpo funcional.